domingo, 26 de março de 2017

Legumes estufados


500 a 600 g de Legumes e cogumelos a gosto*
(Ex: 50 g de cenouras; 50 g de alho francês; 100 g de couve; 100 g de curgete; 100 g de cogumelos brancos; 100 g de cogumelos portobello; 100 g de cogumelos pleurotus)
100 g de cenoura
70 a 100 g de cebola
2 dentes de alho
50 g de azeite
40 g  de vinho branco
1 lata pequena de tomate pelado
1 colher (chá) de mel
1 colher (chá) de sal grosso

1 pitada de pimenta

Pesar os legumes e cogumelos*, cortar a gosto e reservar. As cenouras podem ser cortadas às rodelas ou aos cubos, por exemplo. O alho francês em rodelas finas, os cogumelos brancos em quartos, etc. 
Colocar no copo a cenoura, a cebola, o alho e o azeite e picar (tempo) 5 seg - (velocidade) 5. Refogar (tempo) 3 m - (temperatura) 120 - INVERSA (velocidade) COLHER. Juntar o vinho branco e programar (tempo) 2 m - (temperatura) 120 - INVERSA (velocidade) COLHER. Juntar o tomate pelado e triturar (tempo) 4 seg - (velocidade) 4. Juntar o mel, o sal e a pimenta e programar (tempo) 4,5 m - (temperatura) 100 - INVERSA (velocidade) COLHER.
Juntar os legumes e programar (tempo) 18 m - (temperatura) 100 - INVERSA (velocidade) COLHER

Esta receita é extremamente reconfortante, ótima para um dia frio, talvez a ideal para quem quiser experimentar não comer carne/peixe. Liga muito bem com arroz selvagem ou com massa. Em jeito de brincadeira, às vezes chamamos-lhe bolonhesa de legumes.
Se não tiver Bimby, pode sempre fazê-la numa panela. Basta picar a cebola, ralar a cenoura e esmagar o alho (ou fazê-lo numa picadora) e seguir os passos sugeridos, utilizando uma varinha mágica para o tomate ou utilizar um já triturado. Quanto ao tempo, terá que ser controlado por quem estiver a cozinhar...

Sem comentários:

Enviar um comentário