domingo, 21 de agosto de 2016

Tarte de bacalhau

Fantástica para um jantar de Domingo ou para levar para um piquenique, muito fácil de fazer, com a ajuda da Bimby. Já a fazia antes. Utilizava uma wook, tinha de ralar a cenoura à mão, costumava cozer o bacalhau e, no final, mesmo antes de colocar na tarteira, tinha de passar a varinha mágica. .Ah! E comprava a massa quebrada... Agora não preciso (a receita da bimby é muito rápida e fácil de executar) e fica ainda mais saborosa! Enquanto a tarte cozia, lavei e sequei o copo da Bimby e fiz uma sopa de grão e espinafres*.





1 base de massa quebrada * 
150 g de cebola
150g de cenoura
1 dente de alho
30g de azeite
200 a 250g de bacalhau desfiado demolhado (pesado depois de bem escorrido)
1/2 colher (chá) de sal
pimenta (a gosto)
2 colheres (sopa) de farinha
200 ml de natas para culinária (cerca de 20% MG)
1 ovo

* Receita do livro “ABC da Bimby”

Começar por fazer a massa e reservar no frigorífico.
Colocar no copo a cebola, a cenoura, o alho e o azeite e programar (tempo) 5 seg - (velocidade) 7 para triturar e depois refogar  (tempo) 5 m - (temperatura) 120 - (velocidade) 2.
Juntar o bacalhau, o sal e a pimenta e programar (tempo) 3 m - (temperatura) 100 - (velocidade) 2.
Programar a 
velocidade 1 (até estarem todos os ingredientes seguintes incorporados) e introduzir pelo bocal da tampa a farinha, as natas e o ovo. Triturar ligeiramente (tempo) 5 seg - (velocidade) 5.

Pré-aquecer o forno a 180º
Retirar a massa do frigorífico, estender sobre papel vegetal cortado à medida da tarteira que se vai utilizar. Forrar a tarteira e picar a massa com um garfo.

Levar ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos (programar 20, vigiar e acrescentar o que for necessário para ficar douradinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário